10 de fev de 2015

Acampada em Itacaré - BA

Camping Rai & Luc

Depois de 2.225 km de estradas, 22 dias e 3 acampadas chegamos à Itacaré destino final de nosso roteiro.

Já havíamos estado lá em janeiro/2000 mas como o camping onde ficamos fechou, pesquisamos por outro e o que nos agradou mais - localização, ambiente e estrutura - e também recomendado por amigo campista, foi o Rai & Luc.

O camping

Informações:

Camping Rai & Luc - link para o site
Caminho das Praias – Praia da Costa
Coordenadas geográficas: -14.28832,-38.98607
No Google Maps: https://goo.gl/Ue3Z75
Telefones (73) 3251-2216 - (73) 9996-1894
Diária em janeiro/15: R$ 30,00
Energia: 110v

Estrutura do Camping:

A área é pequena, toda gramada e lindo visual de coqueiros e palmeiras. Junto à praia, mas sem acesso direto – cerca viva impede a passagem e a vista do mar a não ser dos pontos mais altos do camping. Da portaria até a Praia da Costa são apenas 70 m.


cerca viva separa o camping da praia


Banheiros simples, mas decentes e cozinha coletiva. Os pontos de energia estão fixados de forma rústica no tronco das árvores - alguns no chão -, protegidos por plásticos de pet.


ponto de energia no tronco

cesto para lixo - tomada de energia no chão

As barracas ficam em módulos - a maioria ideais para barracas tipo iglu - separados por canaletas, que servem também para a drenagem da área.


Possui portaria e os carros não entram no camping, ficam em terreno cercado, do outro lado da rua e em frente. Dispõe de carriola para transporte do equipamento até o destino e, se necessário, como foi o nosso caso devido o terreno um pouco acidentado e as valetas a transpor, um funcionário ajudou-nos na entrada e depois na saída do camping.

portaria - acesso só para pedestres


barzinho - fechado quando fomos

muitas canaletas - drenagem

Mesmo sendo temporada de verão, durante nossa estada no fim de janeiro/2015 apenas uns 3 casais de campistas lá estiveram, com barracas pequenas.

Na área não tinha sinal nem para celular, nem para internet. Andando cerca de 600 m até a Praia do Resende já se captava sinal.

Atividades

Fizemos boas caminhadas por lá. Até o centro, por exemplo, cerca de 1,5 km com pequenas ladeiras pelo caminho, passando por duas praias, Tiririca e Resende, belas e bem frequentadas. Vai por estradinha, apreciando os detalhes, parando e curtindo as praias, sem pressa ou preocupações com carro, guardadores, estacionamento, etc.

Praia da Tiririca

Praia da Tiririca

Praia do Resende

Praia do Resende

Praia do Resende
da Praia do Resende para a Praia da Costa pelo costão
da Praia do Resende para a Praia da Costa pelo costão

No outro sentido, o camping fica perto das Praias da Costa e da Ribeira, ambas bonitas, a última mais movimentada. Distância de apenas 250 metros.

Praia da Costa

Praia da Costa

Praia da Ribeira

Praia da Ribeira



Caminhada imperdível por lá é ir, por trilha, até a Prainha. Entre ida e volta são cerca de 6,7 km, em nível fácil, não muito íngreme, trilha aberta, contemplando a mata atlântica e panoramas lindos - veja o trajeto.



No início, na Praia da Ribeira, ficam muitos guias para conduzir nessa trilha. Fomos sozinhos e não encontramos dificuldade, num único ponto que surgiu dúvida (bifurcação), uma pergunta para outro trilheiro resolveu.






Outro bom programa é ir curtir o pôr do sol no Mirante do Xaréu, nas proximidades da Praia da Concha, no centro. Junta muita gente para apreciar o espetáculo do sol se pondo na direção da foz do Rio de Contas e da cidade de Itacaré. Muito lindo.





com amigos campistas

A cidade

Cidade simples, frequentada por muitos turistas estrangeiros, jovens e também da terceira idade, circulando a vontade. Muitas lojinhas, restaurantes e barzinhos para esse público.

À noite estava bem movimentada, com o movimento concentrado na Passarela da Vila, área fechada para veículos, decorada e com lojas e barzinhos. Ambiente bem agradável.





Junto à Praia da Coroa – local de ancoradouro de barcos e onde se realizam shows - e do centro histórico visitamos a Igreja Matriz de São Miguel, construção de 1723, um dos monumentos da cidade.




Concluindo

Foram seis dias de bom tempo onde pudemos desfrutar a beleza de várias praias de Itacaré, a maioria pequenas enseadas, ornadas de coqueiros e com cabanas para atender aos turistas.

Para quem pretende ir à Itacaré no verão sugerimos como melhor período a segunda quinzena de janeiro até dias antes do carnaval quando o movimento é normal, sem atropelos de excesso de turistas e pode-se curtir melhor a região.

Com essa acampada chegamos ao destino final do roteiro que programamos. Daqui começaremos a voltar, sendo o próximo destino Guarapari/ES, onde devemos acampar no Camping Costamares. Como a distância supera 800 km, faremos uma escala para pernoite (hotel) em São Mateus.

Até a próxima.

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós.
Volte sempre!!

Outros posts sobre essa viagem:
Acampada em Nova Viçosa - BA
É um camping bem simples, mas com toda a estrutura básica. Possui cinco grandes quiosques onde podem ser montadas barracas embaixo, churr... Leia mais

Resumo da viagem acampando até Itacaré/BA
Viagem dividida em 10 etapas - ida e volta, 8 acampadas e um hotel p/pernoite, viajando só de dia. Média de km entre etapas... Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário