26 janeiro 2015

Acampada em Nova Viçosa/BA

Camping Docemar

Descobrimos Nova Viçosa quando estávamos montando o roteiro para ir acampando até Itacaré/BA. As informações encontradas de ser uma cidade pequena, antiga, no litoral sul e com área de camping nos animou a querer conhecê-la.

Em janeiro de 2015, vindos de Marataízes/ES – veja post a respeito – pela BR 101, logo após entrar na Bahia saímos em direção a Mucuri e seguimos pela BA 001, (litorânea), onde ao lado, pertinho da cidade, chegamos ao camping - veja a rota.

O camping

Informações:

Camping Docemar - link para o site
Av. Oceânica, 3017 (BA 001), Bairro do Pau Fincado – no acesso à cidade
Coordenadas geográficas: -17.91089,-39.38614
No Google Maps: http://goo.gl/Jtvbrx
Telefones (73) 3208-1173 - (73) 99932-7088
Diária em janeiro/15: R$ 20,00
Energia: 220v

Estrutura do Camping:

É um camping bem simples, mas com toda a estrutura básica. Possui cinco grandes quiosques onde podem ser montadas barracas embaixo, churrasqueiras e mesas de madeira para os campistas, barzinho, sala de TV e estacionamento interno.




Área pequena, piso de areia e grama (japonesa), sombra de coqueiros e chapéu de sol, banheiros simples – que poderiam ser melhor conservados – e também tem chalés para alugar. Recebe motor-home.








Ambiente bom e propício para fazer amizades, o que não foi desperdiçado, rs.



Possui 2 entradas, a principal, que dá frente para a rodovia, tem portões que são fechados à noite - na oportunidade um funcionário pernoitava no camping. Já do lado da praia não tem portões, o que em tese implica em falta de segurança. No entanto, nos seis dias que lá ficamos, inclusive com outras famílias acampadas, em nenhum momento nos sentimos inseguros.



Atividades

O camping é bem localizado, junto a uma praia longa, com belo visual e muito boa para caminhadas – o que mais fizemos. Tanto no sentido da cidade como no sentido oposto encontramos praias tranquilas e muita paz, apesar de ser na segunda semana de janeiro, ainda temporada de verão.






Nessas andanças destaque para a ida até o Pontal da Barra, foz do Rio Peruipe, onde quando da maré baixa surge um banco de areia que oferece um lindo visual. Veja o trajeto.





Muito bonito por lá também é apreciar o espetáculo diário do pôr do sol na praia em frente ao camping. Realmente muito lindo.





A cidade

É antiga – veja história e outras informações. Caminhamos muito por suas ruas pacatas, passando pela Praça da Baleia – local onde se realizam eventos na cidade, apreciando seu comércio e o modo de vida tranquilo do lugar.







Fomos até o porto fluvial, com muitos barcos de pesca ancorados e o movimentado mercado de peixes, um tanto quanto precisando de restauro. Desse porto saem os passeios pelo rio Peruípe, passando por manguezais. Esses passeios lamentamos não ter feito, motivo para pensarmos num retorno.





Enfim, foi uma estada de seis dias muito agradáveis, curtindo um lugar pequeno de alto astral, ótimo para curtir a natureza e belos panoramas. Existem muitos cantinhos como esse em nosso país que merecem ser descobertos – vamos tentando...

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós.
Volte sempre!!


Outros posts sobre essa viagem:
Acampada em Porto Seguro
Localização muito boa, em frente à praia – basta atravessar a movimentada rodovia – e fica a apenas 4 km da passarela... Leia mais

Resumo da viagem acampando até Itacaré/BA
Viagem dividida em 10 etapas - ida e volta, 8 acampadas e um hotel p/pernoite, viajando só de dia. Média de km entre etapas... Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário