01 agosto 2016

Acampando no Inverno

As pessoas sentem frio de formas diferentes, umas mais outras menos e isso depende de vários fatores, alguns físicos, outros ambientais – quem mora numa região mais fria, por exemplo, não sente tanto quanto aquele que mora numa quente e vai para um ambiente mais frio.

Em nossas últimas acampadas, maio e julho, enfrentamos temperaturas bastante baixas para nós que vivemos no litoral - onde menos de 10º é raro - chegando a 6º durante a madrugada, o que, em tese, teríamos penado com o frio à noite, o que não aconteceu.

Altinópolis - julho/16
acampando em Altinópolis

Serra da Bocaina - julho/13
acampando no Chez Bruna


Como enfrentamos o frio

Não temos a pretensão de indicar a forma ideal de enfrentar o frio ao acampar, apenas citaremos como fazemos para nos sentirmos confortáveis ao dormir.

Primeiro cuidamos do colchão inflável cujo ar interno recebe a friagem do solo e fica simplesmente gelado. Colocamos uma manta embaixo dele - que pode ser aquela que estava aposentada, rs, e até ajuda a proteger o fundo. Em cima do colchão isolantes térmicos de eva, de uso individual. Sobre os isolantes, outra manta e um lençol. Pronto, está feita a cama.



Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós.
Volte sempre!!


Outros posts recomendados:
Acampada na região de Visconde Mauá - RJ
Temos preferência de acampar no litoral durante o verão e no período intermediário ir para o interior curtir cachoeiras e o verde das mont... Leia mais

Acampada em Bueno Brandão - MG
Pela quarta vez acampamos nessa cidade pequena e típica do interior, situada na Serra da Mantiqueira a uma altitude de 1.200 m na... Leia mais


6 comentários:

  1. Anônimo13:26

    Olá, Sr. Luiz e Sra. Joana!
    Credo! Faço tudo errado! Vejam como arrumo meu colchão: forro o chão com papelão, depois coloco os isolantes com a parte laminada voltada para cima, depois o colchão. Forro o colchão com lençol. Para cobrir uso lençol e um edredon...etc.
    Sempre tive dúvidas qto. a minha arrumação.
    Seu site é uma benção...gosto muito das suas orientações.
    Grata,
    Angélica.













    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante, Angélica, é se vc tem se sentido bem dessa forma. Nada impede também fazer um teste e avaliar o que, e se, muda algo no conforto.

      Excluir
    2. Sr. Luiz, fazemos mais ou menos isso, apenas não usamos o isolante térmico e coberta debaixo do colchão, visto que o nosso tem uma altura boa e até hoje não sentimos a necessidade. Mas valeu a dica e já temos uma solução caso ocorra aquela friaca. Grata.
      Maria João

      Excluir
  2. Desde que me ensinou a usar o isolante por cima nunca mais sofremos de frio. Grata sempre queridos amigos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acampar é um eterno aprendizado, sempre tem alguma coisa que se pode aperfeiçoar e a convivência com os amigos é o caminho.

      Excluir
  3. Bem verdade. O frio depende do ponto de vista. Acampar no frio é tão bom quanto acampar no calor. O que muda são os atrativos e as traias necessárias. Mas é uma experiência fantástica tbm!

    ResponderExcluir