30 dezembro 2018

Acampada no Barragem's Camping

Retornando de uma acampada em Arraial do Cabo/RJ - veja post - e com destino a Santos, resolvemos fazer uma escala e relaxar na região de Visconde de Mauá, num camping ótimo para isso, o Barragem's Camping, na Vila de Maringá.

A viagem

A viagem foi tranquila, percorrendo os 357 km, desde Arraial do Cabo, em 5h30, vindos pelo Arco Metropolitano e Via Dutra até a saída 311. Dali pegamos a RJ 163 e subimos a serra até a região de Visconde de Mauá.

O trecho de serra ainda apresenta muitos sinais de barreiras que caíram - com barro acumulado em vários pontos, estreitando a pista - resultado das fortes chuvas em março/2018, quando a estrada chegou a ser interditada por 27 dias.

Gravamos um vídeo na subida que mostra o estado da rodovia na 1ª quinzena de dezembro/2018.


O camping

Informações:

Barragem's Camping e Chalés - link para o site
Estrada Visconde Mauá/Maromba, km 6,5 - Vila de Maringá
Coordenadas geográficas: -22.32544,-44.58217
Veja a localização no Google Maps: https://goo.gl/9EYthP
Telefone (24) 3387-1354
Administradores: Sr Roney e Dª Marina
Diária na 1ª quinzena dezembro/18: R$ 35,00
Voltagem 220v

Foi a terceira vez que acampamos no Barragem's, encontrando-o do mesmo jeito simples, tranquilo, pura natureza e com um atendimento muito bom. Possui 2 baterias de banheiros, sendo uma bem rústica, mas limpos e oferecendo um banho muito bom.


Já a outra, melhor em estrutura, por ter o aquecimento a lenha só é ativada quando tem movimento que justifique - não era o caso pois estávamos só nós.

O camping é todo gramado e em módulos. Tem uma área de convivência com TV, mesas, cadeiras, ping pong, sinuca, livros à disposição, cozinha comunitária e wi fi. Dispõe de quadra de vôlei, 5 chalés para locação e recebe motor-home de médio e pequeno porte.

Um ótimo camping para curtir a natureza e onde ficamos uma semana. No vídeo abaixo procuramos mostrar o ambiente que encontramos nessa acampada.


A exemplo da acampada anterior, em maio/2016 - veja post - fizemos uma caminhada muito boa com o objetivo de chegar até a Cachoeira do Escorrega, cerca de 11 km ida e volta, passando pelas cachoeiras no caminho.

Faltando apenas uns 100 m fomos pegos por uma bela chuva e trovoada, impedindo atingir nosso objetivo - seria até perigoso ficar próximo à cachoeira. Veja o vídeo que fizemos dessa caminhada.


Nos demais dias foi só relaxar, caminhar até a vila, com pouquíssimo movimento fora o fim de semana, e curtir a paz e os passarinhos no camping - também, para nós, um bom programa.

Preparando o retorno

Ultimamente temos optado por desmontar todo o equipamento na véspera e dormir ou na "barraca da saideira", ou no caso de não haver movimento no camping e termos ficado vários dias, consultar os administradores sobre uma condição de preço favorável para dormir num chalé, suíte ou quarto, quando disponível.

Isso tem contribuído para um menor desgaste físico - desmonta-se e guarda-se tudo com calma e tempo bom e no dia seguinte permite sair cedinho e descansado para mais uma longa viagem. Nesse retorno para Santos foram 5h20 de estrada para vencer 376 km.

No Barragem's isso foi providencial uma vez que na véspera, à tardinha, choveu bem e se não tivéssemos adiantado sairíamos tarde no dia seguinte, até secar e limpar tudo. O vídeo abaixo mostra nossa satisfação por ter tomado a medida certa.

Agora é se programar para a próxima acampada - e vida difícil, rsrs!!

Caso queira ver as fotos desta e da acampada anterior, estão nesse álbum no Google Fotos.

2 comentários:

  1. A simplicidade do Barragens é que faz dele essa maravilha na Mantiqueira, adoro essa rusticidade e o modelo de divisões em módulos (principalmente quando as hortênsias dão as caras rs)...pra variar, fotos lindíssimas, inclusive acompanhei a saga nos pit stops anteriores...grande abraço Mestre, Alexandre.

    ResponderExcluir