20 dezembro 2018

Barraca Quechua air seconds family 4.1 XL

Durante 2 anos e 9 meses, quando foi usada por 151 dias, tivemos uma barraca Quechua modelo T4.1 que nos atendeu perfeitamente, passando por situações adversas como ventos e chuvas fortes, sem problemas.

Todavia, buscando maior praticidade e dispender menos tempo em montagem e desmontagem, adquirimos uma inflável da Quechua, modelo air seconds Family 4.1 XL, que se assemelha, em formato, a anterior.

Barraca adquirida na Decathlon em outubro/18 por R$ 1.399,00 com 2 anos de garantia integral e pesando 12,3 k.


Após quatro acampamentos e 24 dias de uso deu para concluir:

Pontos favoráveis:

- É bem mais rápida para montar. Mesmo na fase de a cada vez ir descobrindo formas mais práticas para isso, já na segunda montagem levamos apenas 20 minutos para deixá-la pronta para uso, desde tirá-la da sacola, inflar, esticar as cordinhas e especar;

- usando a bomba indicada, com cerca de dez bombadas em cada um dos três "tubos" já chega na calibragem recomendada, 7 libras. Mesmo que queira bombear mais ela "endurece" pois chegou ao ponto certo.

a primeira inflada

- Importante destacar que ela é “tudo em um” ou seja, montada a barraca o quarto e o piso também estão prontos para uso;

- O quarto é enorme, medindo 2,10 x 2,80 - para duas pessoas é um salão, rs;

- A sala é maior do que a da barraca anterior, tendo 6,5 m² e 1,80 m de altura;

usando o gazebo como apoio a sala serve até para assistir filminhos

- Na segunda acampada choveu 3 dias e houve um que ventou forte e choveu bastante. Na terceira, em Arraial do Cabo/RJ, durante 6 dias enfrentamos muito vento, com rajadas fortes e em um também choveu bem. Nenhum problema, totalmente estável e resistente à água e ao vento;


- O material dela parece, ao tato, de melhor qualidade do que o da barraca anterior;

- No primeiro desmonte, mesmo sem a prática que com o tempo aperfeiçoará a tarefa, conseguimos dobrar/enrolar e acondicionar na sacola sem maiores dificuldades, apesar de volumosa.

Pontos desfavoráveis:

- Se estiver chovendo e precisar abrir a porta cai água dentro da barraca, devido, pelo projeto, a porta ser inclinada.

- Solução, indicada por amigos, usar uma tarp – veja o que é - para cobrir a entrada e que além de tudo tem outras utilidades.

- Apesar de nesse modelo inflável existir uma janela telada a mais que a anterior T4.1, cremos que no verão será difícil ficar dentro dela se exposta ao sol, por falta de mais áreas de ventilação, mas isso ocorre na maioria das barracas.

- Para nós esse aspecto de pouca ventilação é administrável, pois na T4.1 à noite um circulador de ar (ou ventilador) dentro do quarto, sempre resolveu e durante o dia não costumamos ficar dentro da barraca.

- A altura do quarto, 1,60 m junto à porta, é mais baixa do que a modelo T4.1 de varetas, que media 1,80 m. Com isso para trocar de roupa de pé dentro do quarto precisa ficar com o corpo meio flexionado, o que não é confortável. O melhor então é fazê-lo na sala, evidentemente depois de fechada.

Como estamos usando:

Temos um gazebo Quechua, de 3 x 3m – saiu de linha – que na T4.1 encaixava perfeitamente, ficando um só corpo. Na inflável não deu para encaixar.


Na primeira acampada ficamos com a barraca separada do gazebo, mas não satisfez, principalmente pensando nos dias de chuva, pelo problema de ter que sair para fora e ao abrir a porta da barraca entrar água.


Como solução, compramos a tarp Quechua, medindo 2,90 x 2,85 m, branca, para usar como cobertura do pequeno espaço de cerca de 1 m entre o gazebo e a barraca.

Essa tarp também serve para cobrir a iglu (barraca saideira, rs) quando queremos guardar tudo no dia anterior e dormir nela para sair cedo no dia seguinte.

iglu em ação para sairmos cedo no dia seguinte

Funcionou perfeitamente, eliminando o problema da porta da barraca e ficando um amplo e arejado conjunto - porta da barraca e gazebo abertos, mesmo com chuva - e total aproveitamento dos espaços.




Com isso temos um gazebo confiável que serve como cozinha e uma barraca ampla, com uma boa saleta, que serve até para assistir um filme em pleno dia chuvoso – detalhe, com a porta aberta.

em dia de chuva - São José do Barreiro

em dia de chuva e vento - Arraial do Cabo


Em resumo, estamos satisfeitos e o investimento compensou.

13 comentários:

  1. Show Sr Luiz. Ganhamos uma igualzinha, estou louco para usá-la. Mas na minha montagem e desmontagem aqui em casa já tive as mesmas impressões que vc.
    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belo presente!Aproveitem bastante! Abração.

      Excluir
  2. Muito bom post. Bem esclarecedor.

    ResponderExcluir
  3. Show Luiz,aproveita bastante.

    ResponderExcluir
  4. Olá Luiz! Eu comprei essa barraca, mas não comprei a bomba indicada, pois já tinha uma em casa. Você acredita que seja possível fazer a montagem com a minha bomba? Obrigada! brunacdelgado@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei dizer, Bruna. Eles recomendam inflar até uma determinada pressão, 7 libras, e a bomba deles tem um manômetro que indica quando atingiu essa pressão.

      Excluir
  5. Olá. O quarto dá para meter colchões de que tamanho (somos 2 adultos e 2 crianças). Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo17:31

    boa tarde Luiz. estou interessado nesta barraca. Gostaria que opinasse sobre a durabilidade desta camaras de ar, pois com tempo acredito que pode haver um ressecamento. E se furar? existe um kit que permite conserta-la. obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não sei te assegurar quanto a durabilidade das partes infláveis das barracas. A minha não tem um ano ainda, usada durante 58 dias e perfeita. Apertando os arcos inflados a impressão que dá é que não há como furar, salvo com objeto perfurante. Acompanho vários grupos de campismo e não tenho conhecimento de nenhum caso de furo. Além disso, há a garantia de 2 anos da Decathlon, qualquer coisa dão outra barraca.

      Excluir
  7. Anônimo12:32

    obrigado pela atenção e opinião! fico com sua frase "Se me atende , por que comprar outro?" menos consumismo. A felicidade está no simples. sucesso pra VCs. abraço Leonardo - Vitoria - ES

    ResponderExcluir