5 de abr de 2016

Circuito Santa Catarina - Praia da Pinheira, Palhoça/SC

Sexta etapa

Saímos de Torres na segunda feira, após a Páscoa, com destino à Praia da Pinheira, Palhoça/SC. Foram 242 km de camping a camping, que fizemos em 3h20, encontrando, mais uma vez, pista boa e pouco trânsito. Viagem que fizemos curtindo, sem pressa.

O camping

Informações:

Camping da Pinheira (não tem site, contato só por telefone)
Praia da Pinheira, no canto direito da Praia de Cima
Coordenadas geográficas: -27.884417, -48.580198
Veja no Google Maps: https://goo.gl/orXAZS
Telefone (48) 3283 1155
Proprietários: Dona Celina e Sr Celso
Diária em março/16: R$ 31,00
Voltagem 220v

O Camping Pinheira existe há 36 anos com a mesma família no comando - é a segunda vez que nele acampamos, a primeira foi em janeiro/2004. A área é muito sombreada (árvores nativas) e toda dividida em módulos (72, a maioria pequenos), com divisórias (muretas) em alvenaria. Os carros ficam em estacionamento interno, mas não ao lado das barracas.

São rígidos com relação às regras - quadros e avisos por toda parte -, se preocupam com a destinação do lixo com recipientes para separá-los e possuem um banheiro apropriado e exclusivo para portadores de necessidades especiais.

Sua estrutura compreende uma bateria de banheiros decentes, cozinha com um fogão à gás, galpão com churrasqueiras, fogão a lenha, mesas e bancos, geladeiras para uso comunitário, sala de TV e wi-fi. Possuem também quartos e quitinetes para locação e fora da temporada aceitam motor home de pequeno porte.

A entrada principal é controlada por portão eletrônico e na saída para a praia, em frente, tem um gracioso quiosque para quem quiser ficar curtindo, numa sombra, o belíssimo panorama da Praia de Cima.




















A Pinheira

A Praia da Pinheira pertence ao município de Palhoça (como Guarda de Embaú) e situa-se a cerca de 50 km ao sul de Florianópolis. Destino muito procurado pelos turistas na temporada de verão, possui uma estrutura básica de bares, restaurantes, supermercados, igreja, caixa eletrônico, farmácias etc., que atende às necessidades de seus frequentadores.

Fora da temporada é uma tranquilidade total, com muitas casas fechadas e a atividade da pesca se destaca. Entre maio e junho, com a chegada de grandes cardumes, ocorre a pesca da tainha, que é feita em quantidades impressionantes, com esquema profissional de destinação - veja este vídeo.







Curtindo a área

trilha até a Ponta das Andorinhas

Saindo do camping, à direita há um morro cuja ponta avança pelo mar terminando com grandes rochas, onde, dependendo da maré, se formam piscinas naturais. É possível chegar à essa ponta por uma trilha, sendo que no trajeto vai se curtindo o lindo visual da Praia da Pinheira.








trilha até a Praia da Gaúcha Pelada (Prainha)

Essa trilha que em alguns trechos apresenta uma dificuldade moderada, com subidas (depois decidas) um tanto íngremes, caminhando boa parte por erosões e rochas, oferece um lindo visual, passando pelo Vale da Utopia, pastos e finalmente chegando à Prainha, também conhecida como Praia da Gaúcha Pelada, já em Guarda do Embaú. Percurso de cerca de 2 km em cada sentido, feito com muitas paradas para curtir o visual e tirar fotos,













Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós.
Volte sempre!!


Outros posts recomendados:
Resumo do Circuito por Santa Catarina acampando
Saída de Santos/SP – destino final Praia Grande (cidade dos canyons), Santa Catarina. Período: de 02/março a 06/abril/... Leia mais

Companheiros de viagem acampando
Ao dizer que seria para Santa Catarina e qual era a ideia de roteiro, consultaram se podiam nos acompanhar... Leia mais


Nenhum comentário:

Postar um comentário