13 de jan de 2013

Foz do Rio São Francisco, Piaçabuçu/AL

Camping Trilha do Mar, Mal. Deodoro/AL, Praia do Francês – dia 12/01/13


Tiramos o dia para realizar um dos maiores objetivos da viagem, conhecer a foz do Rio São Francisco. Fomos até Piaçabuçu, simples e típica cidade do interior de Alagoas, às margens do rio que nesse ponto é a divisa com o estado de Sergipe. Distância do camping 125 km, 1,5 horas de viagem por asfalto.

Ao entrar na cidade já fomos abordados por agenciadores de passeios de barco, cremos que uma das maiores atividades do município. Por R$ 35,00 por pessoa fomos num, com 11 pessoas que logo formaram amizades e tornou o passeio uma coisa agradabilíssima.

São cerca de 45 minutos navegando para chegar às dunas do Pontal do Peba, onde os barcos ancoram e ficam à disposição aguardando os passageiros passearem pelas dunas e tomarem banho no rio.

A largura do rio, a bonita cor de suas águas, a imagem de coqueiros e casas de sapé à suas margens formam um lindo panorama, que se completa com a chegada ao Pontal, com suas dunas douradas salpicadas de coqueiros e pequenas lagoas nas depressões do terreno. Algo espetacular.

De onde o barco ancorou fizemos uma caminhada de perto de uma hora em cada sentido, acompanhando o leito do rio até sua chegada ao mar, onde um banho de água salgada e depois outro no rio coroou a caminhada.

Piaçabuçu

visual na saída do cais






lagoas

a imponência do Velho Chico

com parceira de caminhada

ponto de encontro do rio com o mar

banho de mar

a caminho daquele banho no rio


naquele solzinho brabo

há um pequeno comércio em tendas para atender os turistas
- água, bebidas, artesanato, trazidos nessas canoas -

no barco brincadeiras sadias

pescador solitário


tráfego no rio

feliz no retorno

3 comentários:

  1. Dá para entender o motivo de tanta felicidade no sorriso da Joana. abs

    ResponderExcluir
  2. Anônimo16:46

    Boa tarde Luiz e Joana. Ficamos muito alegres em poder conhecer vocês. Gostei muito e até brunquei com o prezado, o chamando de meu "General", lembra-se? Pois é, aqui é o Eduardo e Cristiane de Penedo, Alagoas. Adoramos vocês, quando quiserem voltar é só nos acessar pelo e-mail kgbveiculos@ibest.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Eduardo, você e o Everaldo fizeram a gente ficar com câimbras de tanto rir das presepadas. Contribuíram, e muito, para que o passeio se tornasse algo inesquecível. Obrigado.

      Excluir