30 abril 2021

Planejando as viagens

Preparando o roteiro

Escolhido o destino, procuramos na internet informações sobre a região e comentários de outros campistas sobre a estrutura e atendimento. Em seguida contatamos o camping e nos informamos sobre funcionamento, tarifas, voltagem e outros detalhes.

o objetivo - desfrutar desses ambientes

Usamos o Google Maps para identificar onde fica e as coordenadas do local, para inserção no GPS - ou no próprio Google Maps - e traçamos a rota desde nossa origem e decidimos se dá para ir direto – estabelecemos como limite 650/700 km, ou, sendo mais do que isso, qual o local onde pernoitaremos.
Seja um único destino – camping – ou vários, procedemos da mesma forma usando o Google Maps.

Com dados históricos que temos, concluímos que os km percorridos em cada viagem e os horários de saída e chegada aos destinos, tem apresentado a velocidade média, em nosso caso, entre 65 e 70 km/h, dependendo das condições das estradas.

Isso porque mesmo andando no limite permitido (entre 80 e 120 km/h) sempre há as paradas em pedágios, reduções em trechos de serra, muitas curvas, trânsito, reabastecimentos, etc e então a média cai.

Com essa base fica fácil estimar, nesse planejamento, quanto tempo levaremos para chegar a um destino a 500 km, por exemplo.

Preparando o veículo

Temos por hábito manter o carro - Logan - com as revisões em ordem. Na hora da viagem é só completar o tanque – nos dá autonomia para rodar 500 km tranquilamente, sem necessidade de abastecer – checar luzes, reservatório de água do limpador do para-brisas e calibrar os pneus, incluindo o estepe.

Como levamos uma estrutura que nos permite passar vários dias com relativo conforto e preparamos as refeições na barraca, o carro vai bem carregadinho, mas com segurança e racionalizando para não precisar de bagageiro externo ou reboques.

Logan tem um bom porta-malas

nada ultrapassa a altura dos bancos - garante a visibilidade

arrumando direitinho, senão não cabe tudo

Partindo para a viagem

Preparamos tudo de véspera de forma a sair de casa o mais cedo possível, mesmo a viagem sendo curta. Levamos frutas, barra de cereais, café e água no carro, não parando para lanches ou refeições na estrada.

Assim ganhamos tempo e caso ocorra algum imprevisto (congestionamentos, acidentes na pista, etc.) temos com que se alimentar no carro e chegarmos no camping de dia, para restabelecer, com tranquilidade, nossa rotina de alimentação.

Já quando a viagem é de um camping para outro, procuramos também de véspera guardar no carro o que for possível, para que, até desmontar acampamento, dê para sair antes das 10 horas, de preferência.

Quanto maior for a distância para o próximo destino, mais cedo começamos o desmonte para sair até umas 9 h. Nesse caso, se a distância for entre 450 a 500 km, chegaremos por volta das 16h, a tempo de montar tudo novamente, ainda de dia.

Pode parecer desgastante, mas quando se faz aquilo que gosta e motivado, encara-se tranquilamente – já fizemos viagem onde, em 55 dias, houve o desmonta/viagem/monta nove vezes, isso tudo feito com prazer.

veja também o post sobre como fazemos a Previsão de custos da acampada.


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2 comentários:

  1. Anônimo13:43

    Boa tarde Gosto muito do seu blog é uma inspiração para quem ama viajar e estar em contato com a natureza. Só uma curiosidade: Nunca cogitaram utilizar um motorhome? Seria mais prático e confortável, vão viajar e a "casa" vai junto...hehehe
    abraços. Luciana

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    Respostas
    1. Nunca cogitamos, nem MH nem trailer. O custo/benefício para nós não compensa - uso pouco (acampamos cerca de 70 dias por ano) e custos de manutenção e de onde guardar quando em casa.

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