17 de mai de 2017

Planejando as viagens

Preparando o roteiro

Escolhido o destino, procuramos na internet informações sobre a região e comentários de outros campistas sobre a estrutura e atendimento. Em seguida contatamos o camping e nos informamos sobre funcionamento, tarifas, voltagem e outros detalhes.

o objetivo - desfrutar desses ambientes

Baseado no endereço ou nome do camping, usamos o Google Maps para identificar onde fica. Localizado, clicamos com o botão direito e na opção “o que há aqui”, aparece as coordenadas do local, para inserção no GPS.

localizando e pegando as coordenadas

Com essas coordenadas, no próprio Google Maps traçamos a rota desde nossa origem e decidimos se dá para ir direto – estabelecemos como limite 650/700 km, ou, sendo mais do que isso, qual o local onde pernoitaremos.
Seja um único destino – camping – ou vários, procedemos da mesma forma usando o Google Maps.

Com dados históricos que temos, concluímos que os km percorridos em cada viagem e os horários de saída e chegada aos destinos, tem apresentado a velocidade média, em nosso caso, entre 65 e 70 km/h, dependendo das condições das estradas.

Isso porque mesmo andando no limite permitido (entre 80 e 120 km/h) sempre há as paradas em pedágios, reduções em trechos de serra, muitas curvas, trânsito, reabastecimentos, etc e então a média cai.

Com essa base fica fácil estimar, nesse planejamento, quanto tempo levaremos para chegar a um destino a 500 km, por exemplo.

Previsão de despesas

Sempre estimamos quanto vamos gastar, até para dimensionar por quanto tempo acamparemos e até onde nosso orçamento permite chegar.

Desenvolvemos uma planilha que nos tem ajudado para isso. Basta inserir quantos dias pretendemos viajar, quantas pessoas irão, qual a distância até o destino final, quantos km o carro faz com um litro de combustível, qual o preço atual do litro, preço médio da diária nos campings e uma estimativa de quanto projetamos gastar por pessoa/dia com alimentação.



Deixe seu comentário, pois pode ser útil para nós e demais leitores.
Obrigado pela visita, volte sempre!!


Outros posts recomendados:
Vantagens de viajar acampando
Há muitos anos só viajamos acampando e dessa forma já conhecemos 90 lugares e 135 campings em nosso país. Podemos elencar algumas das vantagens desse estilo de vida: Leia mais

Resumo da viagem acampando até Itacaré/BA
Viagem dividida em 10 etapas - ida e volta, 8 acampadas e um hotel p/pernoite, viajando só de dia...
Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário