Surgiu uma oportunidade de viagem com dois dos nossos três filhos, mais genro e neto, que estariam de férias em julho/15. Várias opções foram ventiladas mas prevaleceu a vontade de nosso neto, prestes a completar 15 anos, de surfar nas praias da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro.
Como apenas um deles conhecia a região e isso há muito tempo, resolvemos combinar planejando passar nove dias, em três barracas, no Camping Dunas do Peró, em Cabo Frio - onde já havíamos acampado cinco vezes.
Período
De 06 a 15 de julho/15
O camping
Informações:
Dunas do Peró, Pousada e Camping – link para o site
Estrada do Guriri, 1001, Bosque do Peró, Cabo Frio/RJ
Telefones (22) 2629-2323 e (22) 99715-1473
Coordenadas geográficas: -22.84843,-42.00172
Localização no Google Maps: https://goo.gl/KZJEha
Administrado por Manoel Lúcio
O Dunas do Peró é um camping com 22 anos de existência, onde sempre nos sentimos bem pelo ambiente familiar, arborização e boa segurança, com eficiente controle de portaria. Nesta oportunidade encontramos a estrutura de banheiros com duas baterias antigas, amplas e limpas e uma terceira bateria, mais nova e menor, próxima ao campo de futebol.
Por ser baixa temporada tinha apenas 2 barracas quando chegamos, o salão do restaurante estava em manutenção, bar da piscina fechado e o sossego só não era total devido a Estrada do Guriri, em frente, que é uma das ligações Cabo Frio/Búzios, estar com trânsito intenso, com o barulho incessante dos carros passando adentrando ao camping - ao acampar nele quanto mais ficar para os fundos do camping melhor.
A estrutura, que funciona plenamente no verão, compreende piscina, sauna, cantina/restaurante, chalés, wi-fi, sala de jogos e tv, minicampo de futebol (taxa de uso) e quiosque com churrasqueira, pia, mesas e cadeiras, também mediante taxa de uso. Na área existem pontos de energia 110 e 220v e é bom o atendimento por parte da direção e funcionários.
recepção e controle de acesso
portões com acionamento elétrico
área para crianças
bar - piscina - sauna
lazer
chalés
campo de futebol
área grande e bastante sombra
baterias de banheiros, com lava-roupas e lava-pratos externos
bateria mais velha
nova bateria - masculino
piso arenoso
No retorno dos passeios ficávamos curtindo o camping, fazendo um churrasquinho, pegando um sol na piscina, usando o wi fi (eita vício, rsrs), eles jogando buraco e até nada fazendo, apenas batendo papo em família, o que também é muito bom.
Desta vez o bate papo com vizinhos foi pouco, primeiro porque o camping estava quase vazio e segundo porque quem está em Cabo Frio quer mesmo é circular e explorar a região.
adiantando ingredientes p/caipirinha do paizão, rs
tranquilidade em família
saindo um churrasquinho
só relax
Atividades
Os primeiros quatro dias foram de tempo nublado e temperatura amena, mas mesmo assim deu para se perceber a beleza da cor da água das praias da região. Primeiro dia fomos para a Praia do Forte, junto ao centro de Cabo Frio. No segundo fomos para Búzios, Praia de Geribá (14 km do camping).
Nessas duas praias nosso neto matou a vontade de surfar com ondas favoráveis. Enquanto isso e já que ficar 2 horas na água é normal para ele, rs, e os pais ficavam acompanhando da praia, aproveitávamos para fazer nossas caminhadas.
Praia do Forte
Praia do Forte
Praia do Forte
Praia do Forte
Praia de Geribá - Búzios
Praia de Geribá - Búzios
No terceiro dia, vendo pela internet que o mar não estaria bom para surf, fomos todos até as praias do Peró (a mais próxima, 5 km do camping) e das Conchas (vizinha), caminhar pela areia e depois subir o Morro do Vigia, que separa as duas praias, de onde se tem um visual espetacular.
Morro do Vigia, entre Praias do Peró e das Conchas
Morro do Vigia, entre Praias do Peró e das Conchas
Morro do Vigia, entre Praias do Peró e das Conchas
Morro do Vigia, entre Praias do Peró e das Conchas
Morro do Vigia, entre Praias do Peró e das Conchas
Nos dias seguintes, já com o céu azul emoldurando a beleza das águas da região, curtimos bastante a Praia do Forte, nós caminhando e o nosso neto enfrentando as ondas e a água fria (nem sente, rs).
Praia do Forte
no início da Praia do Forte
no início da Praia do Forte
Os filhos e neto também aproveitaram a estada para fazer um passeio de barco em Arraial do Cabo e ficaram maravilhados com a limpidez das águas por onde passaram e inclusive tiveram a possibilidade de entrar no mar. Disseram que para perfeição total bastava a água ser um pouco menos fria, rs.
passeio de barco em Arraial do Cabo
passeio de barco em Arraial do Cabo
passeio de barco em Arraial do Cabo
passeio de barco em Arraial do Cabo
passeio de barco em Arraial do Cabo
passeio de barco em Arraial do Cabo
Um dia foi destinado a um passeio por Búzios e suas lindas praias. Do camping até o centro deu 17 km, tudo asfalto e muitas lombadas. Passeamos pela Rua das Pedras, Orla Bardot e Praias Azeda, João Fernandes e Ferradura, esta última a que mais gostamos, pela tranquilidade (nesta época) e mar tipo piscina.
A cor do mar é deslumbrante e a topografia da cidade é bem acidentada com seguidas subidas e descidas acompanhando o recortado litoral. Detalhe: estacionamento no centro R$ 20,00.
Praia da Azeda
Praia da Azeda
os pescadores - Praia dos Ossos
Praia João Fernandes
Praia João Fernandes
Praia da Ferradura
Praia da Ferradura
A viagem
Foi tranquila, via Airton Sena/Carvalho Pinto/Dutra e Arco Metropolitano - nesse a primeira vez que passamos, encontrando pouco trânsito e pista nova em cerca de 80% do trajeto. Apenas no trecho antigo, que passa por Magé e Guapimirim, ainda com pista simples e muitos caminhões, o trânsito é moroso.
Na BR 101 e Via Lagos também sem maiores problemas – vantagens da baixa temporada. No total foram 653 km, que fizemos em 9h05.
Arco Metropolitano
Para nós foi uma boa opção passar por essa nova via, escapando do trânsito da entrada e saída da cidade do Rio de Janeiro, com todos os riscos envolvidos. Veja o trajeto pelo Arco aqui, no Google Maps.
Para quem utiliza GPS, anotamos as coordenadas, a saber:
Sentido São Paulo/Vitória
- saída 206 da Dutra, coordenadas -22.71848,-43.70407
- passagem por Magé/RJ: -22.66762,-43.02537
Sentido Vitória/São Paulo
- saída 297 da BR 101, coordenadas -22.77039, -42.92246
Concluindo
Foram 9 dias muito bons, com temperatura amena e a feliz companhia de filhos e neto, que aproveitamos o máximo já que são poucas as oportunidades deles acamparem conosco.
Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós.
Volte sempre!!
Outros posts recomendados:
Acampada em Guarapari - ES
Camping muito aconchegante, anexo a uma pousada à beira mar, área para até 60 barracas, toda gramada, muito florida, bastante sombra, boa... Leia mais
Acampada em Ubatuba - SP
O Itaguá Camping continua com muito boa e bem cuidada estrutura. Dispõe de um eficiente controle de portaria, tanto na principal... Leia mais
Já havíamos acampado uma vez no Valle das Águas e gostamos do local e atendimento. Vimos no Facebook do camping que no feriadão de Corpus Christi haveria uma festa junina no sábado e o pacote para 4 dias ficaria em R$ 130,00 com fogueira, música ao vivo, etc. A programação nos agradou e fizemos a reserva, mas já prevendo entrar na quarta e sair na segunda feira - 03 a 08/06/15.
Feito isso, pesquisamos algumas atrações para visitar em Socorro, anotando as coordenadas para chegar até elas.
A viagem
Foi tranquila, 4h10 de estrada - distância mais longa devido nossa opção de sair de Santos e seguir pelo Rodoanel Leste/Airton Senna/Dutra e Fernão Dias, para não ter que passar por São Paulo. Percorremos 258 km, sendo que a passagem por Bragança Paulista até Socorro é em baixa velocidade devido o muito vira aqui, vira ali (como o GPS ajuda nessa hora!), lombadas e radares.
O Camping
Informações:
Camping na Fazenda Valle das Águas – link para o site
Estrada Municipal, 750 - cerca de 1 km de terra a partir da Rod. SP 147, Socorro/SP
Coordenadas geográficas: -22.569912,-46.546346
Veja no Google Maps: http://goo.gl/c52ZN5
Telefones (19) 3895-1168 ou 99761-2132
Administrado por Roberta Bovi e Ari
A área é muito bonita, bem cuidada e com capricho nos detalhes. Os donos são atenciosos e prontos a dar suporte às eventuais necessidades dos campistas, que têm à disposição piscinas adulto e infantil, sala de TV com telão, Wi Fi (sinal nas proximidades da recepção), campo de futebol e energia 110v.
Em relação à nossa acampada anterior notamos melhorias como a colocação de pia - com cobertura - na área de camping eliminando a necessidade de grandes deslocamentos, divisórias nos banheiros masculinos e agora tem uma cozinha comunitária, num espaçoso quiosque, com fogão, geladeira e até micro-ondas.
Por ser relativamente nova, a área para camping tem algumas limitações e por isso a administração solicita que os interessados mantenham contato prévio para reserva, para ter condições de atender bem.
pia, com cobertura, na área de camping:
cozinha comunitária:
Amigos
Não combinamos nada com ninguém mas ao chegar no camping na quarta feira, por volta de 11h, já encontramos as famílias da Sandroca e Luzia, amigos e parceiros de outras acampadas e depois chegaram outros que também tivemos o prazer de reencontrar ou conhecer pessoalmente. Formou-se um ambiente sadio, com brincadeiras e respeito mútuos. Foi muito bom.
Caminhadas
Como sempre, gostamos de caminhar para curtir lugares silenciosos, onde a natureza impera e também os bonitos panoramas que se descortina. Desta vez fizemos duas, ambas repetecos, uma subindo o morro dentro da área da Fazenda e outra caminhando pela estradinha rural que passa em frente ao camping.
Atividades
Já na recepção fomos convidados pelo dono, Ari, a participar de uma caravana de campistas, guiadas por ele, na sexta feira, até o Mirante do Cristo Redentor, um dos pontos turísticos mais visitados de Socorro, onde haveria degustação de produtos da região incluindo café, tipo para exportação.
Atrás da caminhonete do camping foram uns cinco carros. Do mirante tem-se uma bela visão da cidade e montanhas em torno e a degustação foi de produtos de boa qualidade, sendo que a maioria acabou adquirindo alguns para levar.
Dali decidimos aproveitar para ir conhecer um de nossos objetivos, o Mirante da Pedra Bela Vista, no lado oposto da cidade. Outras pessoas do grupo se animaram a ir e solicitaram se podiam nos acompanhar (3 carros), no que concordamos com prazer e seguimos as coordenadas já gravadas.
Chegamos ao Mirante, vencendo um desnível de 420m, boa parte por estrada de chão em bom estado. O local é particular, um Parque de Esportes de Aventuras com cobrança de ingresso (R$ 10,00 por pessoa). De lá se avista um panorama espetacular que mostramos nas fotos a seguir:
No Mirante do Cristo Redentor:
No Mirante da Pedra Bela Vista
Retorno
Para ter uma base real da conveniência ou não de dar uma grande volta para não passar por São Paulo, no retorno, presumindo que na hora que passaríamos por lá, por volta de 12 horas, o trânsito não estivesse tão complicado, seguimos pela Fernão Dias, entrando na Dutra e saindo pela Av. Salim Farah Maluf e Luiz Ignácio de Anhaia Melo, até a Imigrantes.
Esse percurso totalizou 216 km, portanto 42 km a menos do que dando a volta pelo Rodoanel, mas ledo engano quanto ao trânsito pois pegamos bem lento, felizmente sem parada total, o que, aliado aos semáforos e radares, no fim significou uma velocidade média de 53 km/h - na ida foi de 62 km/h - e o tempo total foi de 4h05, praticamente igual à ida.
Ensinamento
Para nós vale a pena quando sair com destino ao interior via Fernão Dias ir pelo Rodoanel Leste. Embora 42 km a mais (cerca de 3 lts de gasolina, R$ 10,00), o trânsito é menor, o que significa menos riscos e stress.
Concluindo
Uma acampada onde tudo foi perfeito: ótimas companhias de amigos campistas, tempo maravilhoso todos os dias com temperatura amena durante o dia e um friozinho gostoso para dormir à noite e camping com boa estrutura, belo visual e ótimo atendimento.
Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós.
Volte sempre!!
Outros posts recomendados:
Acampada no Lyrimar, em Joanópolis
A primeira impressão já foi boa encontrando um camping relativamente pequeno, todo gramado, com piscina, churrasqueiras, mini-mercado, bar/rest... Leia mais
Simples e bons campings
Existem vários campings que não têm uma grande estrutura, por exemplo sauna, toboágua, sala de tv, churrasqueira coletiva, etc., mas pela beleza ... Leia mais