12 de mai de 2019

Acampando em Guaratuba - PR

Partindo de Santos/SP com destino a Bombinhas em SC, resolvemos fazer uma escala em Guaratuba, no litoral do Paraná, saindo da BR 116 e descendo a bela e histórica Estrada da Graciosa, passando por Morretes.

Guaratuba
é uma cidade com cerca de 36.000 habitantes, 22 km de praias, ruas largas, muitas casas de veraneio para alugar e na orla da praia central prevalecem imóveis de alto padrão - nessa praia, com calçadão, ciclovia e coqueiros, observa-se alguns estragos feitos pelo avanço do mar.

Fora de temporada é uma cidade muito tranquila, boa para caminhadas e aquela relaxada curtindo o litoral - fomos no mês de abril/19.

Acampamos no Camping da Associação da Vila Militar, que aceita não sócios e fica a cerca de 1000 m da praia do Brejatuba e a 3 km do centro.

O Camping

Camping da Associação da Vila Militar   link site do camping.
Rua Maringá, 827
Coordenadas geográficas: -25.90139,-48.57483
Veja no Google Maps: link
Telefone: (41) 3442-6959
Diária em abril/2019 R$ 30,00
Voltagem 110v
Wi-Fi disponível
Recebe motor-home e trailers
Gestora: Odete

Área grande, com 79 lotes demarcados para barracas, parte gramado e parte em terra e bem arborizados. Muito boa estrutura com 2 amplas baterias de banheiros, uma para cada sexo e 2 grandes conjuntos de churrasqueiras comunitárias, com pias, mesas e bancos de alvenaria - não dispõe de cozinha coletiva.

Ruas internas calçadas e com bom espaço para estacionamento. Possui também um mini campo de futebol, gramado. O atendimento foi muito bom por parte da gestora, Dª Odete, que reside no local.

Pouquíssimo movimento no mês de abril, mesmo com o feriado de Páscoa quando o máximo de barracas foram oito. Segundo informação, o camping só chega perto de sua plena capacidade no fim do ano.

Era para ficarmos cinco dias, mas como começou a chover adiamos a partida e acabamos ficando nove dias, mas valeu por ser um local tranquilo, seguro e bem estruturado. Enquanto chovia lá fora, sempre uma boa atividade a fazer no camping:





Estrada da Graciosa

Para quem vai de São Paulo com destino ao litoral do Paraná e Santa Catarina e não quer passar por Curitiba, a Estrada da Graciosa é uma boa opção para descer a serra curtindo um belo visual, mas devagar devido ser estreita, pista simples e muitas curvas bem fechadas.












Na cidade de Guaratuba

Fizemos várias caminhadas a partir do camping, tanto pela orla como pelas ruas internas do bairro, onde chamou-nos a atenção a largura das ruas e das calçadas e também o grande número de casas fechadas com placas de aluga-se.

Pela praia fomos até o Morro do Cristo, local onde a praia encontrava-se bem frequentada no feriado. Voltamos pela calçada, acompanhando a restinga.





Em outro dia, deixamos o carro junto ao Morro do Cristo e caminhamos pelo calçadão da orla até o seu final. Observamos também que prevalecem na orla central imóveis de alto padrão, mas aparentando estarem vazios.





Vimos os estragos que o avanço do mar já fez na praia central, derrubando coqueiros, rebentando pontes de acesso à areia e quebrando calçadas. Fenômeno que acontece cada vez com maior frequência em cidades litorâneas.


Caminhando pela praia no sentido sul, de enorme extensão e de mar aberto, na preservada vegetação de restinga vimos várias "casinhas" feitas por pessoas para uso das famílias de corujas-buraqueiras que quando não estão em suas tocas no chão, ficam nesses pontos mais altos, como que observando o movimento em volta.





Resumindo, viajando pelo litoral do Paraná e principalmente fora da temporada de verão, Guaratuba é uma cidade pacata, boa para quem quer dar uma relaxada, e o Camping da AVM, Associação da Vila Militar é uma boa opção para passar uns dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário